O Governo ainda nada decidiu sobre o eventual travão às rendas em 2024. No entanto, tudo indica que a medida que está a ser desenhada irá ter em conta o rendimento dos inquilinos. A nova solução de apoio apenas beneficiará quem faça prova de necessita da ajuda do Estado para pagar a renda da casa.

Recorde-se que, no ano passado, a medida travão foi aplicada a todos os inquilinos, independentemente do valor da renda ou do rendimento. Mas em 2024 deverá ser diferente, segundo a notícia do Correio da Manhã. A decisão será tomada brevemente, com o objetivo de atenuar os aumentos no próximo ano.

Se a medida avançar, portanto, o Executivo socialista fará depender o apoio financeiro do salário mensal de quem arrenda casa. Contudo, a opção do Governo poderá implicar que as rendas tenham no próximo ano um aumento até um máximo de 6,94%, ou seja, em linha com a inflação.

Numa entrevista recente, António Costa, confirmou que haverá uma nova solução para 2024, que está a ser negociada com as partes envolvidas – inquilinos e proprietários – de modo a “distribuir o esforço”.

Segundo o primeiro-ministro, uma coisa é certa: “Repetir a fórmula que foi adotada neste ano, não”. “Qual a medida entre os 2% e os 6,95% que resultaria da fórmula legal, é algo que estamos a falar”, adiantou.

Fonte: Idealista