imobiliário tem-se mostrado resiliente num ano cheio de incertezas. Apesar de se ser impactado por diferentes variáveis como a alta inflação, a subida das taxas de juro e dos custos da construção, o setor continua a dar provas de atratividade e resistência. E não apenas em termos de operações fechadas, preços e investimentos realizados, como também a nível das oportunidades de trabalho.

Os empregadores nacionais, de uma forma global, mantêm perspetivas de criação de emprego muito positivas para o último trimestre deste ano. Segundo os dados apurados pelo ManpowerGroup Employment Outlook Survey, a procura por trabalhadores permanece em níveis elevados, com 41% dos empregadores nacionais a afirmarem intenções de aumentar as suas equipas. Apenas 14% anteveem ter de diminuir a sua força de trabalho e 42% acreditam que irão manter o número de colaboradores que têm neste momento. Portugal é, na verdade, o segundo país na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) com um maior aumento anual deste valor.

  • o setor do imobiliário, com base neste estudo da ManpowerGroup, projeta um crescimento na ordem dos 25% a nível da criação de emprego;
  • o setor da construção aponta como projeção contratar mais 23% nesta reta final do ano de 2022.

Em que áreas há mais oportunidades de trabalho no imobiliário?

Cada vez mais, as empresas são conscientes de que para manter a sua posição de mercado, e continuar a crescer, "um dos principais ativos a ter em conta é o talento humano, e para isso é necessário atrair e manter profissionais qualificados, que acrescentem valor ao negócio e ao setor", explicam desde a Huspy.

Com base nisto, a proptech garante que na reta final do ano esses serão os cinco perfis de trabalho mais procurados no setor imobiliário:

  • Agente imobiliário. Dedica-se à venda e arrendamento dos imóveis, bem como ao apoio em toda a documentação necessária na transação. Por isto, têm um papel fundamental  na hora de acordar as condições com os futuros compradores, mostrar-lhes os imóveis e analisar quais os que melhor se adequam às suas necessidades.
  • Consultores imobiliários. Fundamental para tomar decisões, os consultores estão em alta procura atualmente. Esse perfil também possui amplo conhecimento e é peça-chave na hora de embarcar em operações imobiliárias.
  • Especialistas em 'home staging'. Para reavaliar o imóvel e torná-lo atrativo para os compradores, as agências procuram especialistas em decoração e design de interiores, de modo a aumentar as oportunidades de venda ou arrendamento do imóvel, mais rapidamente e a melhor preço. 
  • Analistas de mercado. É um perfil fundamental para alcançar a máxima eficiência nas operações, pois tomam em conta as tendências e mudanças do setor no dia a dia. Por meio de diferentes técnicas, e com conhecimento prévio da evolução do mercado, os analistas são responsáveis ​​por fornecer aos que compõem o setor dados reais para basear suas operações.
  • Profissionais digitais. Satisfazer as necessidades dos clientes é uma tarefa que exige ferramentas digitais para obter resultados mais precisos, pois, graças à inteligência artificial ou ao uso de 'Big Data', entre outras opções, a gestão das operações é realizada de forma mais eficiente.

Fonte: SuperCasa.