O crédito hipotecário é uma modalidade com opção de ajudar na aquisição futura de um crédito, isto é colocar bens como garantia. 

Para aprovação deste método de obtenção de financiamento, a instituição financeira irá avaliar a sua taxa de esforço e valor do bem hipotecado de modo a aferir o risco de incumprimento de pagamento da prestação. Além destas avaliações é também tido em conta o Loan To Value e o seu histórico de créditos. 

Os riscos de um crédito hipotecário são uma realidade apesar das suas vantagens. Pode ser um método mais facilitado comparando com o crédito tradicional, contudo está em discussão o imóvel que apresentou como garantia. Em caso de incumprimento o requente sujeita-se a perder o mesmo. 

Esta opção pode ser solicitado em qualquer instituição financeira, onde é exigida a apresentação de documentos que esclareçam a situação financeira e a documentação referente ao imóvel designado para hipotecar. 

Ao aderir a este tipo de modalidade deve ter em conta que em caso de previsão de incumprimento poderá reconsiderar a estratégia e procurar soluções.

Fonte: Supercasa.