Banco de Portugal (BdP) já anunciou um aumento de 54% dos empréstimos à habitação indexados à Euribor, nos prazos a 3, 6 e 12 meses, cujas prestações serão atualizadas até fevereiro de 2023. No boletim publicado esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, consta que "do total de contratos de crédito para habitação própria permanente em vigor no final de novembro, com taxa variável e indexados às Euribor a 3, 6 e 12 meses, 54% terão a sua taxa revista até fevereiro de 2023". 

No entanto, para 31% dos contratos, esta revisão só vai ocorrer entre março e maio de 2023. Para o prazo a 12 meses, cuja percentagem de contratos celebrados é de 15%, serão efetuadas atualizações entre junho e novembro de 2023, segundo o Banco de Portugal, e para quem terá contratado um empréstimo à habitação nos últimos meses, as subidas serão sentidas de forma mais significativa.

É esperado que estes aumentos atinjam uma velocidade mais lenta, podendo estabilizar a partir do primeiro semestre, mas pagar casa pode ficar agora 270€ mais caro.