Algumas dessas despesas são contornáveis, outras não. Assim, apresentamos 10 dicas eficazes para poupar dinheiro ao mudar de casa.

Poupar dinheiro ao mudar de casa: Dicas

#1 Organizar antecipadamente
Organize todas as ações num calendário para as tarefas a fazer e quando o fazer. Desta forma, vai ajudar a evitar imprevistos e permitir-lhe-á antecipar inúmeros cenários.

#2 Fazer listas
Uma sugestão essencial para poupar tanto tempo como dinheiro na mudança de casa é fazer listas, divisão a divisão: o que vai levar, o que vai doar, o que vai para o lixo e o que deseja vender.

#3 Vender o que não precisa
A mudança de casa é o momento perfeito para começar a "destralhar". Ao longo da vida acumulámos muita coisa que nem sempre é fundamental. Se necessita de poupar dinheiro ao mudar de casa, faça uma limpeza nos seus armários para perceber aquilo que não precisa levar consigo e que está em bom estado para vender.

Não só ganha dinheiro como pode poupar em transportadoras e bagagens já que menos peso e menos malas é igual a uma fatura mais leve.

#4 Cortar nos serviços
Não faz sentido continuar a pagar contas que não são importantes para a sua sobrevivência nos últimos tempos antes da mudança, uma vez que, ao deixar tudo para a última, pode esquecer-se de cancelar alguns serviços. 

Antes de mudar de casa, corte nos serviços que possam ser supérfluos, nomeadamente, televisão, internet e telefone. Mantenha o telemóvel e o pacote de dados para se manter conectado e atualizado.

#5 Não gaste dinheiro em caixas
Sabemos que é muito mais bonito e organizado ter caixas todas iguais para empacotar as suas coisas, porém, é um luxo que deve evitar para poupar dinheiro ao mudar de casa. 

Fale com amigos, vizinhos e familiares que, por certo, têm várias caixas e cestos que lhe podem ceder. Vá aos supermercados mais perto, que também lhe podem ceder algumas caixas.

Reaproveite as revistas e jornais espalhados lá por casa para embrulhar os objetos mais frágeis e pode também usar as malas de viagem para fazer o transporte desses mesmos objetos.

#6 Usar o que tem
Reutilize o que já tem em casa para embalar peças mais delicadas, como copos ou equipamento tecnológico, por exemplo. Revistas, jornais, sacos do supermercado ou toalhas, panos e lençóis são ótimas soluções para embalar as coisas e não implicam nenhum custo extra. Se não tem nada disto, por certo algum familiar ou amigo terá a mais.

#7 Fazer a limpeza
Se vai mudar para uma casa que sofreu obras, pode ser assustador pensar em todos aqueles vidros e loiças sanitárias para limpar. 

Abra as janelas para arejar a casa e limpe uma divisão de cada vez.

#8 Solicitar ajuda
Se a distância for relativamente pequena, peça ajuda a familiares e amigos. Assim escusa de contratar uma empresa de mudanças ou alguém para lhe limpar a casa. No final, será mais um momento de convívio entre todos.

#9 Comprar usado
Se precisa de alguma mobília, pode comprar peças usados. E se os móveis precisam de alguma reparação, nada que uma lixa e um pouco de tinta ou verniz não resolvam. 

Não tenha pressa em decorar, porque assim terá uma casa poupada e muito mais personalizada.

#10 Atualizar os contactos
Agora que já se encontra na casa nova, há certas burocracias com que deve lidar, nomeadamente a atualização de morada junto da Autoridade Tributária, Segurança Social, na carta de condução, no local de trabalho, nas assinaturas mensais (ginásio, subscrição de jornais e revistas…), nas entidades bancárias onde tem conta, bem como nas agências de seguros.

Fonte: Supercasa.