Os estudantes do ensino superior em Leiria vão ter maior oferta de alojamento em breve. O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai avançar com a renovação do atual complexo de residenciais de estudantes e ainda com a construção da residência “Nova Leiria”. Com estas duas obras, a instituição vai disponibilizar mais de 190 camas.

Tanto a renovação das residências como a construção do novo alojamento para estudantes vão ser financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito de uma candidatura ao Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES). O investimento é de 11,25 milhões de euros, revelou o IPL numa nota de imprensa divulgada na sua página oficial.

renovação das residências de estudantes existentes inclui obras em quatro edifícios, “compreendendo não só a sua recuperação integral, com o objetivo de melhorar o conforto e promover a eficiência energética dos sistemas, assim como uma readaptação de espaços e uma otimização do funcionamento”, explicam no documento. Esta obra tem prazo previsto de um ano e vai aumentar o número de camas disponíveis das atuais 433 para 458 (+25 camas).

Em simultâneo irá decorrer a construção da residência de estudantes ‘Nova Leiria’, que vai localizar-se junto à sede do instituto. Terá cinco pisos e 83 novos quartos, disponibilizando um total de 165 camas. A empreitada deverá ficar concluída em junho de 2026.

“Esta construção, além do alojamento, irá contemplar zonas de refeição, áreas de estudo e de convívio, um pequeno ginásio, lavandaria, espaços de apoio ao funcionamento da residência, entre outros”, destaca Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, sublinhando ainda que esta nova residência de estudantes vai ter elevada eficiência energética.

Camas para estudantes em Leiria
Projeto da Renovação do Complexo de Residências de Estudantes de LeiriaInstituto Politécnico de Leiria

Politécnico de Leiria vai duplicar oferta de camas para estudantes 

Além destes projetos, o Instituto Politécnico de Leiria deverá ainda avançar com a reabilitação e reconversão do antigo Edifício de Santo Estêvão numa nova residência de estudantes, com capacidade para 101 camas, estando a obra em fase de concurso público. 

O IPL é ainda copromotor de mais três residências de estudantes, numa parceria com os municípios da Batalha e Torres Vedras, cujas residências já se encontram em funcionamento, e com a câmara da Marinha Grande, cuja obra foi recentemente adjudicada.

“Desta forma serão disponibilizadas 1.373 camas, o que significa que estamos praticamente a duplicar a oferta de camas para os estudantes do Politécnico de Leiria (mais 670 camas que as disponíveis atualmente)”, explicou ainda Carlos Rabadão na mesma nota.

Segundo o presidente do Politécnico de Leiria, “com o aumento do alojamento disponível, será possível minimizar os custos diretos dos estudantes e das suas famílias, com especial ênfase para os estudantes em situação de vulnerabilidade social e económica”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, estas são “obras de enorme importância e relevância para a cidade e para o ensino superior em Leiria”, já que “investir nas condições de alojamento de estudantes é investir no seu sucesso académico, no seu bem-estar e na capacidade de Leiria de continuar a afirmar-se como um centro de excelência no ensino superior”. 

Fonte: Idealista