O Castelo de Leiria, atualmente reabilitado, tal como o conjunto de espaços culturais do concelho, receberam durante o ano de 2021, um total de 155.957 visitantes, sem incluir ainda os números do mês de dezembro.

Em 2021 o número de frequentadores de museus, salas de espetáculo, monumentos e restantes espaços culturais de Leiria praticamente aumentou para o dobro, e quase se aproximam da realidade pré-pandemia, muito à custa da curiosidade em torno da reabilitação do Castelo.

Relativamente a 2020, já em pandemia, a afluência diminuiu para 83.873 entradas, uma redução substancial quando se compara com os números de 2019, que chegaram aos 186.555 visitantes.

A renovação do Castelo de Leiria, que após a reabertura em maio teve durante alguns meses acesso gratuito, atraiu 104.622 pessoas, favorecendo para a substancial subida dos frequentadores de espaços culturais em Leiria.

O Município revela que, ao longo do ano de 2021, vários equipamentos estiveram encerrados ou com funcionamento limitado devido ao contexto pandémico.

Para 2022, a Câmara de Leiria prevê efetuar obras de manutenção no Moinho Papel, avançar com o projeto de reabilitação do edifício do antigo Banco de Portugal, onde funciona o Banco das Artes Galeria, e concluir a intervenção na Casa dos Pintores, atualmente de portas fechadas, enquanto será posta a votação a proposta para uma nova fase de reabilitação do Castelo, nomeadamente nos Paços Novos, Torre de Menagem, ruínas da Colegiada, além de reparações de fundo e consolidação das muralhas, barbacãs, torreões e Portas do Norte.

Fonte: Supercasa.