Atualmente, qualquer casa exige um certificado energético para que possa ser vendida ou comprada. E quanto mais eficiente energeticamente for uma habitação, mais valorizada fica.

Importância da eficiência energética
Um certificado energético é um documento que analisa a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ a F (sendo A muito eficiente e F pouco eficiente).

É emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE) e dispõe de informação referente as características de consumo energético relativas à climatização e águas quentes sanitárias.

Neste certificado é possível também consultar medidas de melhoria para diminuir o consumo aconselhadas pelo técnico e tem a validade de 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços.

Esta declaração tem de ser apresentada sempre que seja assinado um contrato de compra e venda, locação financeira ou arrendamento, caso contrário habilita-se a uma multa entre 250 e 3740 euros.

Aumentar a eficiência energética

#1. Painéis solares
Os painéis solares, e/ou um sistema geotermal, consistem em soluções que possibilitam utilizar a temperatura do solo de modo a diminuir a energia usada para aquecer ou arrefecer a casa tornando-se, por isso, numa opção ótima para tornar a sua casa mais eficiente.

#2. Prefira lâmpadas LED
Outro passo obrigatório para uma habitação com maior eficiência energética é trocar todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED.

Apesar de serem um pouco mais caras, no final de contas a poupança é muito maior, tal como a durabilidade, o que faz desta uma possibilidade bem mais amiga do ambiente.

#3. Eletrodomésticos de baixo consumo
À medida que possa, substitua os seus eletrodomésticos antigos por equipamentos que tenham, no mínimo, classe A de eficiência.

Esta é uma das medidas que mais faz poupar na fatura da eletricidade e rapidamente receberá o retorno do investimento através da diminuição do consumo de energia.

#4. Isolamento térmico
O isolamento térmico é essencial para certificar um bom nível de eficiência energética. Valide a existência de isolamento nas paredes, principalmente nas exteriores, e do telhado. Caso não exista, este é daqueles tópicos onde deve mesmo investir e insistir.

Uma vez que a médio longo prazo o ganho é bem maior do que o investimento. Já para não falar do facto de a casa ficar imediatamente muito mais valorizada sob o ponto de vista do mercado imobiliário.

#5. Sistemas de aproveitamento de água
Seja por reservatórios gerais ou de pequenos apontamentos como sanitas com lavatório integrado, esta é uma das medidas que auxilia a subir o nível de eficiência energética da casa.

#6. Adaptadores de torneiras
Há à venda em diversas lojas da especialidade uma espécie de adaptadores para torneiras e chuveiros que possibilitam uma poupança de água que pode ir até aos 40%.

#7. Faça uma revisão às janelas e portas
As janelas e as portas são uma das grandes fontes de perda de calor numa casa. Caso não tenha janelas ou vidros duplos e não possa de momento investir nestes equipamentos, procure, pelo menos, calafetá-las muito bem com fita própria para o efeito.

#8. Tire partido das áreas exteriores (caso as tenha)
Caso tenha a vantagem de ter uma área exterior lá por casa, aproveite para fazer uso dela e criar sombras nas áreas da casa mais expostas ao sol durante o Verão, deixando livres as zonas que não apanham tanta luz direta.

Esta pequena tática vai fazer com que a casa fique mais amena no verão e menos fria no inverno.

#9. Piso radiante
A aplicação de piso radiante consiste numa excelente forma de subir os níveis de eficiência energética da sua casa. Ao conseguir manter a temperatura no solo, vai evitar gastos adicionais com eletrodomésticos de combate ao calor ou ao frio.

#10. Verifique a sua caldeira
Valide o estado de funcionamento da caldeira chamando um técnico e, se necessário, substitua-a por uma versão mais eficiente.

Pequenos gestos podem fazer toda a diferença sem ter de gastar muito dinheiro de um momento para o outro, uma vez que está a investir para depois colher muitos frutos, poupar em tempo, dinheiro e o ambiente agradece.

Fonte: Supercasa