Com o início do mês de outubro já se sentiram as subidas de preços do gás e da eletricidade, quer seja consumidor no mercado regulado ou livre. As faturas sofrem alterações, saiba como poupar nas mesmas com alguns truques que poderá colocar em prática no outono e inverno. 

No verão foi possível assistir a um aumento de procura de lenha e pellets para lareiras e salamandras, prevenindo contra os aumentos de eletricidade que se avizinhariam. Porém, o custo de lenha e pellets também sofreu uma subida de preços exorbitante.  

Para se proteger a si e às suas finanças reunimos algumas melhorias que pode fazer em casa para as estações que se avizinham, sem ter de recorrer a obras.

#1 Cortinas térmicas 
Um aliado fiável para quem pretende poupar na conta de aquecimento ou ar condicionado, a cortina de blackout térmico luta contra o calor, frio e ruído. 
Torna-se uma opção mais eficaz para o inverno, evitando, custos de aquecimento de radiadores poupando energia. 
Além de cortinas térmicas, pode também optar por janelas eficientes. 

#2 Ventoinhas de teto verão-inverno 
As lâminas destas ventoinhas funcionam consoante a estação, quando rodam no sentido contrário ao relógio baixam a temperatura ambiente, usado então no verão para espaços mais frescos na sua casa. No modo inverno, as lâminas rodam no sentido dos ponteiros do relógio, aquecendo as divisões e tornando-as mais acolhedoras. 
Esta alternativa melhora a eficiência energética da sua casa e reduz o consumo de energia que consequentemente se reflete na diminuição de preço da sua fatura.  

#3 Lâmpadas LED
A troca por luzes LED consomem menos que as tradicionais tornando-se uma alternativa bastante interessante para poupar, estas poupam entre 85% e 95% do que as incandescentes.  

#4 Tomadas inteligentes
Podem ser uma alternativa para aqueles que buscam praticidade, pois o controlo remoto é a principal característica deste aparelho. Pode programar horários de funcionamentos de eletrodomésticos e economizar, dando utilidade aos aparelhos em períodos que realmente necessita. 

#5 Substituição de eletrodomésticos
Com a nova atualização das etiquetas energéticas a escolha pelo eletrodoméstico certo está mais facilitada. Na hora de comprar, analise o gráfico com cores na tabela e retire a informação mais pertinente. Aparelhos como máquina de lavar a loiça, frigorífico e televisão são dos que mais energia consomem. Pondere em investir em eletrodomésticos que consumam menos e o ajudem a regularizar as suas economias. 

#6 Radiador
Com as temperaturas a baixar nos próximos meses, a procura por aquecedores aumenta e em consequências os custos energéticos mensais. Agravam-se tanto ao nível de eletricidade como de gás, para aqueles que preferem aquecedores a gás. 
Contudo, com o aumento em ambos os setores, esta solução não será a melhor. 
Procure regular as temperaturas e tempo de funcionamento dos radiadores, evite cobrir os mesmos e pense em investir em isolamento térmico para o seu imóvel. Além destas dicas pode também investir no isolamento do seu radiador, desta forma o mesmo irá manter o calor tornando o espaço mais confortável e quente - enquanto reduz os custos. 

Fonte: SuperCasa.