Para comprar casa sem entrada apenas é necessário procurar as alternativas mais vantajosas e mais adequadas para a situação de cada um. De destacar que, segundo as instruções do Banco de Portugal, os bancos apenas podem financiar acima dos 90% de compra os imóveis que pertençam aos seus balanços. 

Comprar um imóvel ao banco
Uma ótima forma de conseguir um imóvel apesar da falta de poupanças, ou sem entrada, é comprar uma casa de um banco. 

O negócio principal das entidades bancárias não é o imobiliário. Neste sentido, os bancos oferecem estes imóveis a preços mais acessíveis. Aditivamente, também apresentam soluções de financiamento adaptadas a este tipo de compra. 

Estes créditos habitação oferecem condições particularmente vantajosas para os clientes, uma vez que o próprio banco é o principal interessado em desfazer-se destes imóveis que têm no seu balanço, podendo pedir, por exemplo, um financiamento acima dos 90%, com isenção da comissão de avaliação. 

Comprar um imóvel em planta
A opção de comprar um imóvel em planta presume a aquisição de uma casa antes de estar terminada e muitas vezes antes de se ter iniciado a construção, o que possibilita o seu pagamento por prestações, até alcançar os 10% do preço que, no máximo, os bancos não financiam no crédito habitação; e poupar para pagar os impostos. 

Neste sentido, o ideal é procurar um crédito habitação num prazo de dois ou três meses antes de se poder começar a viver na casa.

Empréstimo ou donativo de familiares
Outra das alternativas é dispor de alguém próximo, como familiares ou amigos, que tenham poupanças suficientes para poder emprestar ao comprador um montante que lhe possibilite fazer face a um processo de compra habitual.

Pedir um empréstimo ao familiar
No caso de não dispor de uma segurança financeira, uma via a utilizar é que seja um familiar a pedir um empréstimo pessoal junto do banco para poder cobrir o montante que não é financiado pela entidade. 

Esta opção é, logicamente, mais arriscada que a anterior, já que prevê um endividamento extra.

Arrendamento com opção de compra
De forma geral, esta fórmula traduz-se na elaboração de um contrato de arrendamento que certifique que, passado um período determinado, o comprador tem direito a comprar o imóvel a um preço acordado previamente com o proprietário, descontando o montante que pagou através das rendas pagas até ao momento.

Esta possibilidade tem benefícios agregados, tanto para o inquilino e futuro comprador, como para o atual proprietário do imóvel, como por exemplo:
  • O arrendatário tem a tranquilidade de que se os planos não correrem como o esperado, o seu compromisso estará limitado a interromper o contrato de arrendamento nas condições legais habituais. 
  • O inquilino e futuro potencial comprador pode conhecer a casa a fundo e a zona onde esta se encontra, e assim perceber se a mesma se adapta plenamente às suas necessidades antes de formalizar a compra.


No caso do vendedor, o benefício é que aproveitar dos rendimentos e de uma rentabilidade durante os meses em que a casa está arrendada, o que pode ser uma alternativa interessante para os proprietários que estão com dificuldades para vender o imóvel.


Comprar casa sem entrada: Vantagens

São várias as vantagens associadas ao facto de comprar casa sem entrada. Deste modo, deve-se colocar tudo numa balança de ponderação para depois decidir o melhor para a situação de casa um.

#1. Possibilidade de acesso ao crédito a um maior número de pessoas
O facto de ser já possível comprar casa sem entrada torna-se uma forma de dar acesso a um número muito maior de pessoas que podem comprar habitação própria. Afinal, são raras as famílias que atualmente dispõe de uma quantidade líquida de dinheiro suficiente para dar de entrada para uma casa. Assim, esta acaba por ser uma medida de estímulo à aquisição de casa própria.

#2. Melhores condições em situações específicas
Uma outra vantagem é o facto de conseguir por vezes melhores condições de crédito. Não acontece muitas vezes, mas se for o caso de, por exemplo, estar-se a comprar uma casa pertencente a um banco e que esteja a ser difícil de vender (com pouca procura), a instituição acaba por oferecer as melhores vantagens e condições de venda para a escoar.

#3. Possibilidade de aplicação de poupança noutra situação
Ao comprar casa sem entrada, ainda que possua um pequeno pé de meia, acaba por ficar com esse montante para qualquer imprevisto que surja na vida pessoal, como problema financeiro, de saúde, situação de desemprego, entre outros. É sempre positivo e importante possuir alguma liquidez imediata para solucionar questões que podem surgir de forma repentina.

Comprar casa sem entrada: Desvantagens

Como em tudo, é claro que também existem algumas desvantagens associadas ao facto de comprar casa sem entrada.

#1. Poder de negociação mais baixo
Regra geral, e à exceção do que já se mencionou anteriormente nas vantagens, se se pretender comprar casa sem entrada acaba por se sujeitar às condições impostas pelo banco, ou seja, o seu poder negocial acaba por se tornar bastante mais baixo.

Por vezes fica até obrigado a contratar produtos acessórios do banco para que os mesmos aceitem o crédito nestas condições.

#2. Menos opções de escolha
O mais usual é que encontrar-se a possibilidade de comprar casa sem entrada no caso das casas de retoma de banco ou via instituições intermediárias de crédito. Neste sentido, acaba por se ter aqui uma desvantagem, pelo facto de não ter a possibilidade de considerar todas as casas à venda no mercado imobiliário.

#3. Menor liquidez financeira mensalmente
Outra desvantagem nesta situação de comprar uma casa com financiamento a 100%: uma vez que o valor financiado vai ser maior, a prestação mensal vai também, logicamente, ser mais elevada. Desta forma, acaba por ficar com menor liquidez mensal e precisa, por isso, de se regrar mais em termos de despesa.

#4. Aumento da duração do crédito habitação
Ainda na lógica do valor financiado ser maior, além de ter uma prestação mais elevada, vai também ter de a prolongar mais no tempo (caso contrário torna-se incomportável), o que acaba por ser uma desvantagem, a sua casa só será realmente sua passadas umas boas décadas.

#5. Maior dificuldade de conciliar vários créditos
Finalmente, terminamos a lista de desvantagens associadas ao facto de comprar casa sem entrada com uma espécie de alerta. Não se esqueça que ao ter uma mensalidade mais alta, será mais complicado de conciliar com outros créditos. Deve evitar estas situações que podem conduzir ao sobreendividamento e posterior perda dos bens.