Se deseja adquirir uma nova habitação e necessita de pedir um empréstimo ao banco, no geral, estes não concedem financiamentos a 100%. 

Segundo o Banco de Portugal, o crédito habitação não deve ir além dos 90%. Desta forma, é necessário dispor de, pelo menos, 10% do valor da casa. 

No entanto, existem certas formas através das quais é possível obter um financiamento a 100%.

Obter financiamento a 100%
Há duas opções para comprar um imóvel sem entrada. Porém, não é garantido que será possível um empréstimo a 100%, uma vez que isso depende de diversos requisitos referentes ao cliente e ao imóvel.

#1 Leasing Imobiliário
O leasing imobiliário consiste numa solução idêntica ao arrendamento. 

Por outras palavras, a pessoa habita numa certa casa e paga uma renda, tal como no arrendamento. No entanto, posteriormente ao prazo estabelecido para o contrato em questão, o inquilino pode adquirir verdadeiramente o imóvel pelo seu valor residual. 

De notar que valor residual define-se como o valor da habitação ao qual foi subtraído todas as rendas pagas até ao momento. 

O leasing imobiliário retrata um tipo de financiamento que sucede através de um contrato de locação financeira. Ou seja, o locador, que normalmente é uma entidade bancária, disponibiliza uma habitação a um locatário, ou inquilino, que pagará a renda.

As instituições credoras são as principais entidades a disponibilizar o leasing imobiliário. Todavia, a oferta ainda é muito limitada.

#2 Retomas dos Bancos
Este tipo de financiamento retrata os imóveis penhorados em virtude do incumprimento do cliente com o pagamento do empréstimo. 

Isto é, o cliente não conseguiu pagar e a entidade financeira fica com a casa. 

Apesar de ser uma realidade negativa para quem perde a casa, é bastante benéfica para quem procura adquirir uma nova habitação. 

Posteriormente à retoma, a entidade bancária coloca o imóvel à venda para recuperar o dinheiro perdido. Uma vez que pretende realizar um negócio rápido, as condições oferecidas tendem a ser mais atrativas, sendo que o financiamento pode alcançar os 100%. 

Dicas finais
Consiga ou não um crédito habitação com um financiamento a 100%, é crucial começar a preparar as suas finanças para obter a aprovação do empréstimo e assegurar os custos iniciais. 

Para tal, siga as dicas:
  • Calcular a taxa de esforço para perceber que prestação mensal consegue admitir;
  • Manter um bom historial de crédito. É possível obter esta informação através do Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal;
  • Certificar estabilidade profissional e financeira;
  • Dispor de, pelo menos, 20% de capitais próprios disponíveis para entrada, impostos, escritura e outras despesas iniciais;
  • Solicitar auxílio a um intermediário de crédito para encontrar uma proposta mais vantajosa.

Fonte: CasaSapo